NOSSA HISTORIA


DADOS HISTÓRICOS DO CENTRO ESPÍRITA ANTÔNIO DE PÁDUA

Por volta do ano de 1946, um grupo de simpatizantes do Espiritismo se dedicava à realização de reuniões em casas de famílias amigas, para que através das práticas espíritas pudessem levar auxílio àqueles que necessitassem.
O grupo era liderado pelo Sr. Ricardo Pertesen, seguido pela sua esposa Maria Ângela Toniatto Petersen e outros companheiros.
As reuniões consistiam em leituras de textos evangélicos, comentários dessas páginas, preces e irradiações às pessoas doentes, recebimento de mensagens espirituais, atendimento aos espíritos necessitados e passes nos presentes.
Com o desenvolvimento dessas atividades, o grupo foi aumentando e foram surgindo dificuldades para a  realização das reuniões, pois as residências eram simples e   pequenas, não oferecendo acomodações adequadas para o bom andamento dos trabalhos.
Exemplo disso ocorreu no ano de 1947, quando ao realizarem uma reunião no Jardim Bela Vista, em uma residência de madeira, o assoalho da casa ruiu devido ao grande número de pessoas presentes. O Sr. Ricardo, diante do ocorrido, conversou com os espíritos pedindo autorização para oficializar a formação de um Centro Espírita, que seria um local mais adequado para as práticas espirituais, podendo abrigar melhor os frequentadores.
Os espíritos, no entanto, disseram que embora a casa estivesse cheia, ainda não era momento certo, pois não havia pessoas suficientes para formar uma diretoria e quando fosse a hora, voltariam ao assunto.
Deste fato tiramos uma lição: o grupo tinha confiança total nos espíritos mentores, aceitando suas orientações e os espíritos, diante de seguidores  inexperientes, tinham um cuidado especial, pois sabiam que eram pessoas necessitadas e não capacitadas para dirigirem uma casa espírita.
As atividades continuaram normalmente e depois de aproximadamente um ano, os espíritos voltaram a comentar o assunto da fundação do Centro, dizendo que o  Grupo estava registrado no plano espiritual e sugeriram que colocassem o nome de Antonio de Pádua, pois era o espírito que liderava a falange espiritual a que o grupo pertencia. Esta mensagem foi trazida pelo espírito Pompílio Batista, amigo orientador do grupo por todos esses anos.
            
Foi alugada, então, uma residência na Rua Aviador Gomes Ribeiro, nº 10-46, onde foram realizadas as primeiras reuniões. A Assembléia de fundação ocorreu no dia 23/07/1948, com 27 integrantes do grupo presentes.
                 Diretores eleitos -  Primeira Diretoria  
                 Presidente: Ricardo Petersen
                 Vice-Presidente: Benedicto Martins Borges
                 l° Secretário: Alberto Rocha
                 2°Secretário: José Mansano
                 1°Tesoureiro: Marino Tentor
                 2°Tesoureiro: Brasilina de Almeida
                 Fiscal: João Nascimento
                 Conselho Fiscal: Benedicta dos Santos
                                            Edite dos Santos Marcondes
                                            João de Jesus
 Algum tempo depois, surgiu a oportunidade do Centro adquirir a casa ao lado, na Travessa Efísio Aneda,  1-28, mas como não tinham o dinheiro disponível,  a Sociedades Beneficente Cristã efetuou a compra do imóvel, alugando-o  para o funcionamento do Centro.
Muitas atividades desde o início foram desenvolvidas:  palestras, atendimentos espirituais, passes, reuniões de estudos, aulas de evangelização infantil, reuniões de mocidade, apresentações artísticas (música e teatro), campanhas para obtenção de gênero alimentícios, roupas e participação nos eventos realizados  pela USE Bauru.
No ano de 1985, depois de vários contatos com a Sociedade Beneficente Cristã, o Centro comprou o prédio, ficando com sua sede própria.
Como suas instalações foram ficando pequenas para atender as atividades desenvolvidas, no ano de 1991, num projeto ousado, a diretoria decidiu derrubar o prédio antigo e construir um sobrado, contendo um salão para abrigar 130 pessoas, duas salas  de estudos e um hal de entrada. A nova casa foi inaugurada  em 15-02-1992.
O que tem caracterizado o grupo Antônio de Pádua é a união que existente entre os participantes e o amor pelo exercício da arte em diversos aspectos: música, teatro, pintura e literatura.
No decorrer dos anos foi surgindo o interesse em aumentar os trabalhos assistenciais. Como o prédio não oferecia espaço suficiente, começou a ser planejada a fundação de uma extensão em bairro da periferia.
No ano de 1994, a Sociedade Beneficente Cristã doou 5 lotes de terreno no Parque Santa Edwiges, Alameda Athenas, quadra 4, para que o Centro pudesse realizar o seu sonho.
Os espíritos sempre incentivaram a realização deste trabalho e no dia 20/04/1996 foi inaugurado o Núcleo Amizade.
O Centro Espírita é o associado mantenedor do Núcleo Amizade, que tem por Missão orientar e amparar famílias de baixa renda, visando o desenvolvimento pessoal e proporcionar ações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida. Atende 245 usuários da comunidade do Parque Santa Edwiges e região, oferecendo dois serviços:  I - Inclusão Produtiva - Preparação para o Trabalho e Renda, II – Fortalecimento da Família.
                  .